
sábado, 11 de julho de 2020
Em defesa da pedagogia: o professor é mais do que um profissional

sexta-feira, 26 de junho de 2020
Para acabar de vez com as “ideias feitas” sobre os professores!
Philippe Watrelot in: Cahiers Pédagogiques
Versão portuguesa com comentário final [Passar à versão em PDF >>>]
Ideia feita Nº1
Os professores são relutantes à mudança
Asneira! Eles foram capazes de em 48 horas encontrar novos instrumentos e novas práticas.
(...)
Ideia feita Nº 10
As crianças não gostam da escola
Depois de uma alegria inicial, rapidamente se deram conta, alunos e famílias, do papel primordial da escola e dos professores … perceberam-no muito bem e afirmaram-no várias vezes. E será esta talvez a nossa melhor recompensa!
LER + >>>
LER + >>>
quinta-feira, 11 de junho de 2020
O COVIDE-19 e a vingança da Idade Média
Aos amantes da(s) ciência(s), de todas elas...nas quais, convictamente, me incluo
(...) acordamos que este ataque vírico estava prestes a ser vencido, não pelos investimentos feitos pelas múltiplas investigações universitárias e pelos diversos laboratórios farmacêuticos, mas sim por aquilo que, vulgarmente, o povo e a sua cultura apelidam de bom senso – no caso presente transformado em senso comum.
(...) acordamos que este ataque vírico estava prestes a ser vencido, não pelos investimentos feitos pelas múltiplas investigações universitárias e pelos diversos laboratórios farmacêuticos, mas sim por aquilo que, vulgarmente, o povo e a sua cultura apelidam de bom senso – no caso presente transformado em senso comum.
sábado, 6 de junho de 2020
Sobre a importância da pedagogia

Menciona-se, a título de exemplo, o novo currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. A formação de professores bem se podia inspirar em muitos dos seus princípios orientadores, assim apresentados:
Em Agosto de 2015 iniciou-se um novo currículo inovador – Pathways. Esta revisão ousada do currículo de formação médica incorpora abordagens pedagógicas que promovem aprendizagens activas e o pensamento crítico, uma experiência clínica precoce e experiências científicas de clínica avançada e de formação personalizada nas áreas básicas e na relação com as populações, de modo a proporcionar caminhos individualizados de formação para cada estudante. [HARVARD MEDICAL SCHOOL – HSM, 2015].
Ver, sobre o mesmo tema, "Que podemos aprender com a formação dos médicos": uma entrevista concedida por António Nóvoa a "NOVA ESCOLA", novaescola.org.br
Subscrever:
Mensagens (Atom)