sábado, 6 de junho de 2020

Sobre a importância da pedagogia

António Nunes

Menciona-se, a título de exemplo, o novo currículo da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. A formação de professores bem se podia inspirar em muitos dos seus princípios orientadores, assim apresentados:

Em Agosto de 2015 iniciou-se um novo currículo inovador – Pathways. Esta revisão ousada do currículo de formação médica incorpora abordagens pedagógicas que promovem aprendizagens activas e o pensamento crítico, uma experiência clínica precoce e experiências científicas de clínica avançada e de formação personalizada nas áreas básicas e na relação com as populações, de modo a proporcionar caminhos individualizados de formação para cada estudante. [HARVARD MEDICAL SCHOOL – HSM, 2015].


Ver, sobre o mesmo tema, "Que podemos aprender com a formação dos médicos": uma entrevista concedida por António Nóvoa a "NOVA ESCOLA", novaescola.org.br 

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Paremos de vez de endeusar o digital

Philippe Meirieu
Versão portuguesa de Luís Goucha [PASSAR AO TEXTO EM PDF >>>]

Nesta entrevista, Philippe Meirieu reflecte sobre a profunda crise que se abateu sobre a escola, sobre as dificuldades sentidas pelos alunos menos privilegiados, e antecipa os problemas da futura recuperação…

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Somos como os melros

Daniel Lousada [PASSAR AO TEXTO EM PDF >>>]

"Alguém me reduziu o tamanho do quintal, até o quintal ficar isto que se vê". (...) E eis senão quando, alicerçado nos meus medos, um ministro anuncia o próximo ano lectivo, dividido entre a escola e o ensino virtual a entrar-me casa adentro.

Entretanto, com receio do que se passa fora da gaiola, e com os sindicatos estranhamente mudos, não estrebucho: conformo-me, como também parecem conformar-se a maioria dos pais - Como o melro, já se vê!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Afectividade e aprendizagem no romance "Cinco Reis de Gente" de Aquilino


Lembrar Aquilino Ribeiro 13.09.1885 - 27.05.1966

Para quem passou a vida na Escola, ultrapassando as aulas e as estruturas arcaicas, obsoletas e ineficazes, terá forçosamente de se sentir tocado com esta referência autobiográfica à entrada no mundo das letras, nada fácil, deste escritor português, proposto por um grupo de amigos, como candidato ao prémio Nobel.