quarta-feira, 11 de maio de 2022

O Professor Ensina. Mesmo quando "deixou de ensinar" para facilitar o encontro do aluno com o conhecimento, o Professor Ensina.

 Daniel Lousada

 "Estávamos habituados a dar aulas, a ensinar, mas agora capacitamos os alunos" - diz José Morgado, num texto em que critica a mudança de terminologia, como instrumento de mudança [1]. Por vezes, neste movimento "inovador", ouve-se mesmo dizer, que a função do professor já não é dar aulas, não é ensinar, mas facilitar o encontro do aluno com o conhecimento.  Perguntar-se-á, então: E como é que o professor facilita o encontro do aluno com o conhecimento? A esta pergunta, em jeito de provocação, apetece-me responder: Ensinando nas aulas que dá!

Como os significados de dicionário não contemplam o facilitar deste encontro, vai daí, conclui-se que o professor que o facilita já não ensina! Como se a relação das palavras com os seus significados fosse uma relação estável, que perdura através de gerações e gerações!

O nomes estão aí para dar nome às coisas. E nós fazemo-las viver com os nomes que lhes damos [chamar os bois pelos nomes, no dito popular]. É esse o papel do nome "ensino", que demos ao acto [a essa coisa] de ensinar. Mas há outro sentido na relação das coisas com os nomes, que nos temos esquecido de pensar: na arte, por exemplo, há um sentido que consiste em "dar coisas aos nomes" [2]. Na perspectiva que trago aqui "dar coisas aos nomes" é acrescentar aos nomes novos sentidos; acrescentar ao acto de ensinar a facilitação do encontro do aluno com os saberes.

Se fosse dado a teorias da conspiração, diria que esta obsessão em desvalorizar o ensino do conjunto das funções do professor, faz parte de uma desvalorização maior da profissão: Se o professor não ensina, como pode ser professor?

O professor ensina quando transmite informação que reproduz conhecimentos; ensina no modo como se apresenta e interage com os seus alunos e organiza o trabalho de aprendizagem… Como dizia Paulo Freire "o mestre é o que ensina também. (...) por ser mestre tem o dever, tem a obrigação de ensinar" [3]. Ou seja, mesmo quando "deixou de ensinar", para facilitar o encontro do aluno com o conhecimento, o professor ensina. 

__________________________

[1] Da onda de capacitação - LER MAIS >>>

[2] Título de um livro de Manuel Castro Caldas

[3] Serginho Groisman entrevista Paulo Freire no programa 'Matéria Prima' da TV Cultura - VER MAIS>>>

Sem comentários:

Enviar um comentário